Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

A participação de docentes do PPGBAN em outros programas da UFES, como Oceanografia Ambiental e Biodiversidade Tropical da UFES é um processo de solidariedade. Principalmente no caso da Biodiversidade Tropical, programa sediado em um campus no interior do estado e a carência de docentes/pesquisadores no estado e a necessidade de formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, tem sido mitigada com a atuação de docentes permanentes e colaboradores do PPGBAN. Nos últimos anos o PPGBAN tem daqdo prioridade à oferta de disciplinas em conjunto com esses outros dois programas e ao estímulo para o credenciamento de novos docentes sediados no interior (São Mateus e Alegre). Além disso, o PPGBAN atua ativamente no reconhecimento e transformação do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa no interior do estado, em um Instituto da Mata Atlântica. Isso vem acontecendo com a transferência do Museu do Ministério da Cultura para o Ministério da Ciência e Tecnologia e elevará o Museu a um novo patamarem termos de pesquisa, ensino e extensão. Uma parceria forte entre o PPGBAN e o Museu seria muito produtiva e benéfica para ambos, como acontece entre a Museu Nacional e a UFRJ, o Museu Goeldi e a UFPA e o Inpa e a UFAM.

Nucleação:

O programa tem formado mestres e agora doutores que desempenham papel de destaque em outros Programas de PG no Brasil e no exterior, assim como em grupos de pesquisa ativos e em instituições de ensino superior particulares e públicas, principalmente do estado do Espírito Santo. Dentre esses destacam-se o American Museum of Natural History, City University of New York, Universidade de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Visibilidade:

O program tem uma página na web http://cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN, com o objetivo de tornar transparentes seus seus dados públicos relacionados ao processo seletivo, corpo docente, estrutura curricular, oferta de disciplinas, dissertações defendidas, distribuição de bolsas, gastos de recursos do PROAP, regimento interno, cadastramento de docentes, defesas de teses e dissertações, etc. Além disso, o PPGBAN tem uma fan page no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Programa-de-Pos-Graduacao-em-Biologia-Ani...

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910