Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

A UFES está dividida em quatro campi no Espírito Santo, sendo dois na capital, Vitória (Goiabeiras e Maruípe) e dois no interior (São Mateus no norte e Alegre no sul do estado). A maioria dos docentes está sediada no campus principal da UFES em Goiabeiras, mas existem docentes do programa de pós-graduação em todos os quatro campi. A presença desses docentes, além dos discentes e dos laboratórios de pesquisa nessas unidades-satélite estimula o desenvolvimento regional e aumenta significativamente o raio de influência do programa de pós-graduação no estado.

Existe também integração com outros programas de pós-graduação da UFES, especialmente da área ambiental, como Oceanografia Ambiental e Biodiversidade Tropical. Alguns docentes do PPGBAN também orientam nesses programas e o PPGBAN tem dado prioridade à oferta de disciplinas e outras atividades (como seminários e palestras) em conjunto com esses dois outros programas.

O PPGBAN atuou ativamente na criação e implementação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), que teve como base o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa no interior do estado. O Dr. Sérgio Lucena Mendes, docente permanente do PPGBAN, foi escolhido e nomeado primeiro diretor do INMA em 2017. O Comitê de Especialistas responsável pela busca foi presidido pelo Dr. Jorge de Almeida Guimarães em um edital aberto, que contou com a participação de sete candidatos de alto nível oriundos de diferentes partes do país. O PPGBAN pretende participar ativamente das atividades de pesquisa do INMA, de modo a gerar benefícios mútuos, como acontece com outros institutos e universidades (Museu Goeldi e Universidade Federal do Pará, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade Federal do Amazonas, por exemplo).

Nucleação:

O programa tem formado mestres e doutores que desempenham papel de destaque em outros Programas de PG no Brasil e no exterior, assim como em grupos de pesquisa ativos e em instituições de ensino superior particulares e públicas, principalmente do estado do Espírito Santo. Dentre esses destacam-se o American Museum of Natural History, City University of New York, Universidade de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Visibilidade:

O programa tem uma página na web <http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/pos-graduacao/PPGBAN>, com o objetivo de tornar transparentes seus dados públicos relacionados ao processo seletivo, corpo docente, estrutura curricular, oferta de disciplinas, dissertações defendidas, distribuição de bolsas, gastos de recursos do PROAP, regimento interno, cadastramento de docentes, defesas de teses e dissertações, etc.

Em 2017, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFES coordenou a tradução das páginas de todos os programas para o inglês. A do PPGBAN pode ser acessada em <http://cienciasbiologicas.ufes.br/en/pos-graduacao/PPGBAN>.

Outras informações relevantes ao Programa são encontradas nas páginas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFES <http://prppg.ufes.br> e na da Secretaria Integrada de Pós-graduação do CCHN (incluindo documentos para matrícula e defesas) <http://secretaria.cchn.ufes.br>. Todas as páginas da UFES são padronizadas, facilitando a navegação.

Além disso, o Programa também possui uma página no Facebook <https://www.facebook.com/ppgban>, na qual são compartilhados artigos, notícias, informações sobre defesas, palestras e editais, dentre outros, com a possibilidade de interação com o público por meio dos comentários.

Por fim, diversos professores mantêm páginas web e em redes sociais de laboratórios e projetos:

  1. WEBSITES TRADICIONAIS:

Ephemeroptera do Brasil: <http://ephemeroptera.com.br/>
Laboratório de Ecologia Bêntica <http://bentos.ufes.br/>
Laboratório de Ecologia Comportamental e Conservação de Primatas <https://strierlab.anthropology.wisc.edu>
Laboratório de Insetos Aquáticos <http://insetosaquaticos.com.br/labsei/>
Laboratório de Mastozoologia e Biogeografia <https://blog.ufes.br/lamab/>
Laboratório de Paleontologia <https://blog.ufes.br/paleontologia/>
Núcleo de Pesquisa em Evolução e Anatomia <http://www.citogenetica.ufes.br/>
Projeto Nossos Riachos <http://nossacasa.net/nossosriachos/>

  1. PÁGINAS NO FACEBOOK:

Laboratório de Mastozoologia e Biogeografia <https://www.facebook.com/lamab.ufes>
Laboratório de Paleontologia <https://www.facebook.com/paleoufes>
Núcleo de Genética Aplicada à Conservação da Biodiversidade <https://www.facebook.com/ngacb1/>
Projeto Muriqui de Caratinga <https://www.facebook.com/ProjetoMuriquiCaratinga/>
Projeto Sentinelas da Mata <https://www.facebook.com/sentinelasdamata/>
Projeto Viajantes Naturalistas <https://www.facebook.com/ViajantesNaturalistas/>

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910