Edital 03/2017

1. OBJETIVO

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas tem como o objetivo formar profissionais em diferentes sub-áreas da Biologia Animal, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética e Biologia da Conservação.

No presente edital será selecionado 1 (um) aluno para curso de Doutorado, vinculado a um projeto de pesquisa, com financiamento para desenvolvimento da pesquisa e da bolsa do aluno, pelos próximos 4 anos, conforme descrito a seguir:

Vaga – Projeto “Rede Solos e Bentos no estuário do Rio Doce”  CAPES/ANA/FAPES

Ingresso em 01/08/2017

Vinculação ao projeto “Rede de Solos e Bentos do estuário do Rio Doce”. Esse projeto visa quantificar os impactos dos rejeitos de minério da empresa SAMARCO na Foz do Rio Doce, próximo à comunidade de Regência (município de Linhares-ES). Através de quantificação dos depósitos de rejeitos na região estuarina, pretende-se delimitar a extensão espacial dessa contaminação além de determinar os efeitos secundários sobre organismos bentônicos com alta relevância para processos ecológicos sedimentares na Foz. O doutorando irá atuar em uma equipe multidisciplinar internacional nas áreas de Ecologia, Química e Ciências do Solo de programas de pós-graduação conceituados da UFES, USP, UFBA, PUC-RJ, Auburn University, Oregon State University e Syddansk Universitet, além de colaboradores de outras Redes Rio Doce em instituições nacionais e internacionais.

Financiamento CAPES/FAPES/CNPq/ANA 2017-2021

Projeto do candidato à bolsa: O doutorando deverá desenvolver projeto que forneça subsídios à Rede na determinação de impactos ecológicos no estuário do Rio Doce. Através de análises in-situ e experimentais, o projeto visa propor medidas de mitigação dos impactos de rejeitos na Foz do Rio Doce.

Requisitos prévios do aluno são: ter mestrado em área correlata (Ciências do Mar, Ecologia, Ciências Biológicas), ter experiência prévia com coleta e análise de dados biológicos de comunidades bentônicas, trabalhos acadêmicos ou técnicos na área da vaga comprovados no curriculum.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910