Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

Embora o Regulamento do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES requeira que em programas que possuam os dois níveis (mestrado e doutorado) a obrigatoriedade do estágio em docência seja restrita apenas ao doutorado, o PPGBAN entende que a prática do ensino superior é parte fundamental da formação dos mestres e doutores em Biologia Animal. Assim, todos os alunos, independente de quais bolsas recebem ou do nível de formação, devem obrigatoriamente cursar disciplinas de estágio em docência. A disciplina Prática de Docência em Biologia Animal I é obrigatória ao mestrado e as disciplinas Prática de Docência em Biologia Animal II e III são obrigatórias ao doutorado. Elas são regidas pelo Regimento Interno do Programa e preveem a execução de atividades de docência (prática ou teórica) junto a uma disciplina de curso de graduação da UFES ou outra Instituição de Ensino Superior. Os professore das disciplinas da graduação são responsáveis por supervisionar a execução das atividades de prática de docência e o ministrante da disciplina de Prática de Docência é, necessariamente, membro da comissão de bolsas do Programa (em conformidade com o Regulamento do Programa de Demanda Social da CAPES), normalmente o coordenador do Programa.

Graças às disciplinas de Prática de Docência, os pós-graduandos têm a oportunidade, ao participar das disciplinas na graduação, promover intercâmbio de conhecimentos com graduandos e consequente aprimorar suas estratégias didáticas. Os resultados desta experiência têm se mostrado bastante interessantes: os futuros mestres e doutores, quando realizam concursos para docência, em geral têm apresentado bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

Além disso, alguns alunos do programa exercem atividades de monitoria ou docência voluntária, auxiliando atividades práticas nos cursos de bacharelado e licenciatura. Esse tipo de atividade tem estimulado sobremaneira diversos alunos da graduação a procurarem os docentes para orientá-los em monografias de graduação, visando o mestrado no futuro.

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