Egressos

Egressos:

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Programa será um formador de opiniões e gerador de conhecimentos, tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio-econômicas locais, regionais e nacionais. Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Ciências Biológicas.

O egresso deve ser capaz de aplicar os conhecimentos em Biologia Animal adquiridos no curso e deve ainda: 1) mostrar que possui senso crítico e ética com relação ao próprio trabalho e de outros; 2) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e apresentação de trabalhos em conferências internacionais; 3) fazer revisão da literatura científica de forma independente; 4) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem; 5) formular problemas e resultados de forma rigorosa; 6) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário.

O Mestre em Biologia Animal deverá ser capaz de elaborar propostas, implementar projetos e alcançar soluções para problemas da sociedade. O Doutor em Biologia Animal deverá ser capaz de elaborar hipóteses científicas e conduzir estudos que testem tais hipóteses. Também terá a capacidade de planejar e implementar projetos, buscando soluções para problemas da sociedade.

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

O programa tem formado mestres e doutores que atuam ativamente em pesquisa e ensino, incluindo professores em outros Programas de pós-graduação no Brasil, pós-doutoramento no exterior, pesquisadores em organizações não-governamentais e professores da rede pública de ensino básico e tecnológico (incluindo em institutos federais), principalmente do estado do Espírito Santo. O Programa possui dois egressos dentro do seu próprio quadro de professores permanentes.

Um levantamento feito pelo Programa junto aos egressos apontou que 30% são servidores públicos, 26% são colaboradores e 15% têm vínculo como celetistas e que mais de 67% dos egressos atua em instituições de ensino e/ou pesquisa. Mais de 71% dos egressos atua ou tem a expectativa de atuar em ensino e pesquisa, e mais de 82% atua ou tem a expectativa de atuar na área de Biologia Animal.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910