Doutorado em Biologia Animal

Nível: Doutorado
Ano de início: 2009
Conceito atual na CAPES: 4
Ato normativo: Homologado pelo CNE (Portaria MEC Nº 656, de 22/05/2017.
Publicação no DOU 27 de julho de 2017, seç. 1, p.27 - Parecer CNE/CES nº 288/2015, Processo nº 23001.000169/2014-69)

Homologação mais recente:

Homologado pelo CNE (Portaria MEC Nº 609, de 14/03/2019).
Publicação no DOU 18 de março de 2019, seç. 1 - Parecer CNE/CES nº 487/2018, Processo no 23001.000335/2018-51).
Número de créditos para titulação em disciplinas: 36
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 0
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual
Vagas por seleção: 15 (2012/2)

Perfil do profissional a ser formado:

O programa forma doutores altamente qualificados em diferentes sub-áreas da Biologia, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética, Biotecnologia e Biologia da Conservação.

Esses profissionais estarão preparados para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e em expansão, que inclui empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais da área ambiental, da saúde e de ensino.

O Doutor em Biologia Animal deverá ser capaz de gerar hipóteses, elaborar e conduzir estudos que testem tais hipóteses. Também terá a capacidade de planejar e implementar projetos, buscando soluções para problemas da sociedade. Ele será um formador de opiniões (docência) e gerador de conhecimentos (pesquisa), tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio econômicas locais, regionais e nacionais.

Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Ciências Biológicas.

O egresso deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e deve ainda:
(i) mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros;
(ii) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e conferências internacionais;
(iii) fazer revisão da literatura científica de forma independente;
(iv) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem;
(v) formular problemas e resultados de forma rigorosa;
(vi) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário.

Público alvo:

Poderão inscrever-se no processo de seleção ao Curso de Doutorado em Biologia Animal os candidatos com Mestrado em Ciências Biológicas e áreas afins; experiência na publicação de artigos científicos; assim como experiência de campo ou laboratório e prática de docência são desejáveis.

O candidato à seleção de Doutorado deverá ter definido previamente à inscrição o seu orientador dentre os membros do corpo docente do Programa, que deverá dar o aceite formal para efetivar a inscrição ao processo seletivo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910